6 especialidades da comida nordestina que você ainda não conhecia!

Sem dúvidas, você já ouviu falar que a comida nordestina é umas das melhores que você pode conhecer. E quem já provou pratos típicos nordestino concorda. São muitas as especialidades da comida nordestina.

São tipos de comida tão variados, que é muito difícil escolher a melhor.

Neste artigo que você vai ver 6 especialidades da comida nordestina que você precisa conhecer.

Ficou curioso? Pois vamos começar.

   1. Bolo de Rolo

Nossa lista já começa com uma das melhores sobremesas típicas de Pernambuco.

Esse bolo é bem simples e você mesmo pode preparar em casa.

Sua massa é feita com farinha de trigo, ovos e açúcar. Depois que a massa está pronta, ela é enrolada com uma camada de goiabada derretida, o que dar a aparência de rocambole.

O sabor do bolo de rolo é incomparável. E uma curiosidade: este bolo é uma adaptação do bolo português chamado de “colchão de noiva”.

E então? Ficou com vontade de provar. Pode ter uma na padaria mais próxima da sua casa. Caso não, você mesmo pode encontrar a receita e fazer. Acredite. Não vai se arrepender.

   2. Baião De Dois Nordestino

Um ponto forte na culinária cearense é o baião de dois.

Embora a receita seja simples não é menos saborosa. É uma das especialidades da comida nordestina que você precisa conhecer.

O arroz é cozido já no caldo de feijão de corda. E são adicionados temperos, como verduras comuns na região. Depois de pronto ainda temos torresmo, linguiça e pedaços de queijo coalho para colocar na receita.

A receita é foi feita na necessidade dos mais pobres reaproveitarem toda a comida, sem desperdícios. E não é que deu certo?

A receita é tão boa que em precisa de acompanhamento. Mas se você quiser acompanhar com uma paçoca ou até mesmo cuscuz, fique à vontade.

Se passar pelo Ceará, não esquece de experimentar

   3. Cuscuz

O cuscuz feito no Nordeste é diferente do cuscuz de São Paulo.

Esse pode ter como acompanhamento carne seca ou simplesmente a manteiga. Ele é feito de fubá de milho, cozida no vapor e temperada com sal.

Também é molhado no leite de coco. Já deu para imaginar que o gosto é ótimo, não? Ele é feito na cuscuzeira e sua receita é muito parecida com a receita trazida pelos africanos.

No Ceará, o cuscuz também pode ser chamado de pão de milho.

   4. Pamonha Doce

A pamonha também está nesta lista e não é por menos. A pamonha doce é feita de milho com um toque de coco e uma dose de leite condensado. Essa mistura já chama a atenção, não é mesmo? Muito comum no Nordeste, principalmente nas festas juninas. Pode ser uma sobremesa incrível.

Se você provar uma vez, vai quere de novo com certeza.

   5. Acarajé Baiano

A Bahia nos oferece uma das especialidades da comida nordestina. Quem visita a Bahia, tem que experimentar o Acarajé. Não é fácil prepara-lo, mas quando estiver pronto, vai ver que valeu a pena. A receita leva uma pasta de feijão fradinho, alho e cebola processados. Depois de serem resfriados, os bolinhos são fritos com azeite de dendê, a massa é aberta e servida quente. Pode ser recheada com camarão, caruru, salada, vatapá, etc.

Se você quiser experimentar, se prepare para conhecer um dos melhores pratos nordestinos.

   6. Doce De Banana Com Creme De Leite

Uma das sobremesas mais apreciadas pelos nordestinos é o doce de banana com creme de leite.

E dá para entender o porquê. Depois que estiver pronto, você notará que é um dos melhores doces que você já experimentou.

A banana é amassada e levada ao fogo numa panela. Depois são adicionados açúcar, canela e coco. Depois é só mexer. Quando começa a ferver, o doce é mexido por mais 5 minutos.

Depois, é só tirar a panela do fogo, colocar o doce de leite e pronto. Seu doce só precisa ser colocado na geladeira até a hora de servir.

Fácil, não?

Conclusão

O Nordeste é rico em receitas, tanto para refeições como para sobremesa.

Se você não puder fazer uma visita ao Nordeste, experimente preparar uma dessas receitas em casa. Você não vai se arrepender.

Aqui você conheceu 6 das maiores especialidades da comida nordestina. Mas não esqueça de mostrar aos seus amigos. Não vai querer ficar com esse tesouro só para você, não é mesmo?